Portuguese translation of Lucien van der Walt, February 2012, “Anarchism’s historical role: a global view,” Freedom, pp.  12-14, which you can read here

Source:  Instituto de Teoria e História Anarquista (ITHA) here.

pdflogosmallPDF is here and here 

Lucien van der Walt.

“O Papel Histórico do Anarquismo”

30 de outubro de 2013 ·

Lucien van der Walt. “O Papel Histórico do Anarquismo: uma visão global“.

Esse texto foi elaborado a partir de trechos de uma palestra proferida por Lucien van der Walt na livraria Freedom, de Londres, posteriormente publicada no periódico Freedom, em fevereiro de 2012. Nele, o autor discute brevemente algumas questões que motivaram a produção de Black Flame [Chama Negra], contestando o caso de que a Revolução Espanhola (1936-1939) foi uma exceção no anarquismo. Ele compara anarquismo e marxismo, discute o papel do anarquismo na criação dos primeiros sindicatos revolucionários na América Latina, retoma personagens e episódios importantes do anarquismo e do sindicalismo de intenção revolucionária relevantes na China, África do Sul,  Coréia e Ucrânia e discute a luta anticolonial anarquista. O texto foi complementado com material iconográfico disponibilizado pelo próprio autor.

Esse texto, junto com outros que o ITHA está traduzindo, assim como a própria tradução do livro Chama Negra, visa proporcionar aos leitores de fala portuguesa o acesso a esse grande debate contemporâneo, central a nosso ver, sobre a teoria e a história do anarquismo.

* Baixe o artigo completo aqui: Lucien van der Walt – O Papel Histórico do Anarquismo

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out / Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out / Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out / Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out / Change )

Connecting to %s